Business to Business – B2B
O B2B, ou business to business, é um conceito que define um compartilhamento de informações entre empresas. Toda e qualquer forma de integração digital entre empresas e, também, entre a empresa, funcionários e fornecedores pode ser enquadrada no que é chamado de B2B.
Basicamente, o conceito funciona baseado na premissa de que, a partir do momento em que tudo é integrado, a empresa possui maior segurança na proteção de suas informações, seus dados, e também, maior rapidez nos processos, o que pode tornar sua atividade ainda mais lucrativa.
Tendo em vista a integração com outras empresas por meio de parcerias, o conceito de business to business diz que, para que a integração realmente ocorra, é preciso que as empresas tenham em mente o conceito de e-hub, que é uma estrutura central, por onde tanto uma quanto a outra empresa tenham meios para se comunicar, solicitar equipamentos, recursos, planejar em conjunto, entre outras facilidades. Tudo que for possível para facilitar a interação e encurtar os caminhos entre duas empresas é válido e deve ser incluído neste e-hub.
Exigências na hora de implantar o B2B
Ao se ter em mente o conceito de business to business, a empresa deve se atentar a alguns cuidados e, também, algumas exigências para que o conceito seja implantado de forma correta e realmente funcional.
Em primeiro lugar, a implantação de uma intranet, que é o meio de comunicação da empresa com os colaboradores, ou mesmo de um site para se comunicar com seus clientes, deve ser recheado de dispositivos de segurança, como criptografia, serviços de autenticação de dados, reconhecimento de IP, entre outros. Afinal, os clientes precisam ter total segurança de que seus dados pessoais, principalmente de dados bancários, serão mantidos em sigilo.
Outro fato importantíssimo no ato da implantação de um B2B é possuir uma boa estrutura de computação, mantendo servidores, computadores, cabeamento e estrutura física para poder manter os dados com qualidade. Além disso, contratar pessoal especializado é essencial para fazer a manutenção do sistema e solucionar possíveis erros.
Por fim, os dados de todos os membros do sistema devem ser mantidos sob um completo conceito de privacidade, sobre a qual seja garantida total segurança, principalmente do ponto de vista pessoal de clientes, colaboradores e fornecedores, além das empresas parceiras.
B2B e suas dificuldades
É importante ter em mente que a implantação de uma plataforma B2B exige uma série de estudos financeiros, técnicos e, por que não, culturais dentro da empresa. A mudança é um fator que deve ser analisado, principalmente pelo fato de que tudo acontecia de uma forma dentro da empresa e, após a implantação do novo sistema, tudo será diferente. A empresa deve estar atenta às reações de seus funcionários e demais membros da cadeia de cooperação.
Além disso, o projeto e a implantação exigem custos, que muitas vezes acabam extrapolando o esperado e gerando ainda mais dores de cabeça. O fato é que o planejamento é a base de qualquer mudança, assim como a implantação do business to business em sua empresa. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, por mais benéfica que ela seja, analise e planeje: você certamente colherá os frutos deste planejamento no futuro.
- Como Usar o WhatsApp como Ferramenta de Vendas - 26 de novembro de 2024
- Como Criar um Funil de Vendas Personalizado - 26 de novembro de 2024
- Como Alavancar Sua Marca em 7 Passos Simples - 26 de novembro de 2024