Brainwriting | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Brainwriting

Brainwriting

22 de fevereiro de 2019

Você já ouviu falar em brainwriting? Trata-se de uma técnica muito utilizada em empresas, instituições e companhias para resolver problemas. Consiste em buscar as ideias novas que partem de um grupo de pessoas em torno daquela questão, analisando o que pode ser aproveitado para solucionar a situação. É similar à técnica do brainstorming, mas sem a interação verbal em voz alta dos participantes.

Como funciona?

Uma questão central é colocada, em torno da qual deverá se buscar uma solução. Os indivíduos que participarão do brainwriting são acomodados dentro de uma sala e escreverão suas ideias em um papel, silenciosamente e individualmente, mas não por muito tempo, alguns minutos já serão o suficiente.

Este grupo de pessoas deverá ter um líder quem ao terminar o tempo, irá recolher os papéis e escrever as ideias em um quadro para todos ou então lerá todas em voz alta. Cada uma das ideias será discutida especificamente, por todos os membros do grupo, analisando o que poderá ser aproveitado e como isso poderia ser feito.

Por isso é considerado o método silencioso do brainstorming, no qual as pessoas discutem e expõem oralmente as ideias, o que pode gerar um pouco mais de confusão, caso as pessoas falem ao mesmo tempo.

Importância

Dentro de uma organização, seja ela de qualquer segmento, independente de ter um planejamento adequado, os problemas e situações conflituosas surgem a todo o momento. Quando o gestor resolve tomar para si a responsabilidade de resolver tudo, poderá prejudicar muito a empresa, primeiro porque uma única pessoa não pode pensar em todos os setores, além disso, uma única forma de pensar pode não encontrar a solução.

Dessa forma, o brainwriting é um método estruturado e organizado de fazer com que um mesmo problema seja encarado sob diversos olhares (um de cada participante), aumentando as chances de que ele seja resolvido, pois alguém pode se ater a um detalhe fundamental que os outros não perceberam.

Além disso, é possível combinar diferentes ideias, de modo a dar conta de todo o problema. O brainwriting é um jeito inteligente e eficaz de resolver as mais diversas situações. Embora seja mais comum, a técnica não precisa ser aplicada necessariamente a um problema, mas também para buscar novidades e melhorias para promover o crescimento da empresa.

O brainwriting nada mais é do que uma chuva silenciosa de ideias! O método mais tradicional de realizá-lo pode ter algumas alterações leves, o importante á manter a tranquilidade do processo, ou seja, no momento de escrever as ideias, o trabalho precisa ser silencioso e individual. O debate até pode ser mais dinâmico, sem problemas. Uma alternativa é a seguinte: depois de terminado o tempo para escrever, em vez de passar o papel para o líder, cada um passa para quem está a sua esquerda, que fará a leitura, para proporcionar uma integração maior entre os participantes.

É importante ressaltar que ninguém deve sofrer nenhum tipo de represália motivada pela ideia que sugeriu, pois este é um momento de liberdade de pensamento em que tudo pode ser aproveitado.