Brainstorming
No mundo dos negócios e na resolução de problemas, todos estão em busca de ideias que facilitem os procedimentos e eliminem obstáculos mais facilmente. Para isso, existem certas correntes filosóficas e métodos específicos que se utilizam de conceitos singulares para estimular os participantes dos grupos responsáveis pela tarefa de aperfeiçoar tal atividade.
Um destes métodos é o brainstorming. Esta técnica, que na tradução do inglês para o português significa tempestade cerebral, consiste na criação de muitas ideias para a resolução de um problema, sem levar em conta os fundamentos pelos quais cada ideia foi formada.
O mundo atual tende a ser cada vez mais o mundo do trabalho em equipe, embora ainda haja alguns seres individuais que preferem se manter desta forma. Mesmo assim, as equipes que buscam soluções e realizam atividades com um objetivo comum vem se tornando maioria absoluta no mercado.
O brainstorming é uma técnica utilizada em grupo com vários objetivos possíveis. No mercado, vem sendo usada para a criação de novos produtos e gestão de projetos e processos, além da criação de campanhas publicitárias.
Método do Brainstorming
Para se utilizar a técnica de brainstorming, é necessário seguir alguns passos. Ao se juntar num grupo de estudos, primeiramente, deve-se fixar os acontecimentos de forma a identificar o problema. Somente com o problema definido, as ideias poderão surgir. Ao se definir qual é o problema, é preciso saber mais sobre ele. Portanto, qualquer informação útil é bem-vinda para que as ideias geradas a seguir tenham algum sentido. Em seguida, vem a parte principal do grupo, que é a geração de ideias. Esta é a parte onde o brainstorming é mais visível, já que qualquer ideia, por mais absurda que seja, é bem-vinda. No final, a solução é encontrada com base nas ideias geradas e o objetivo do grupo é alcançado.
Informações a serem seguidas
Existem alguns dados importantes a serem seguidos por um grupo que esteja desenvolvendo ideias para solucionar um problema. Em primeiro lugar vem a criatividade. Não deve haver nenhuma restrição quanto às ideias criadas no grupo. As críticas acerca de cada ideia devem ser limitadas e qualquer um pode ter a ideia que quiser, desde que ela esteja relacionada com o problema. Outra característica muito indicada para um grupo que esteja utilizando o brainstorming é a quantidade de ideias criadas. Quanto maior a quantidade de ideias, mais ideias com qualidade virão e mais chances de o problema ser resolvido.
Por fim, a melhora de ideias já colocadas em pauta é um ponto interessante a se observar. Cada indivíduo dentro do grupo pode gerar uma ideia. Porém, outro indivíduo pode, em vez de gerar sua própria ideia, aperfeiçoar a ideia de outro membro do mesmo grupo. Esta condição de aperfeiçoamento de ideias já existentes não pode ser confundida com uma crítica ou julgamento da ideia anterior, mas, sim, um complemento a ela.
Quando todas as técnicas e passos do brainstorming são utilizados com qualidade e objetividade, a resolução dos problemas fica muito mais fácil e tudo ocorre em menos tempo do que você imagina!
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024