BOM (Bill of material)
Ferramentas que facilitam
A indústria é de fato brilhante. Com o passar dos anos, cada setor desenvolveu suas técnicas para que os processos fossem padronizados de maneira a atender a demandas das empresas e também de fazer com que os colaboradores das indústrias pudessem ficar por dentro de cada um dos processos, conhecendo o funcionamento de cada um dos passos para se fabricar um produto, por exemplo.
Esse conhecimento fez com que a consciência da importância de cada função fosse distribuída entre todos os participantes dos processos, para que, então, todos soubessem como cada passo é dado e o produto final fosse então constituído da maneira mais qualificada e de acordo com a expectativa dos clientes finais.
As práticas da produção em uma indústria são bastante importantes, já que qualquer erro em um dos momentos da produção pode fazer com que um produto precise ser descartado. Desde o primeiro passo para a criação de qualquer produto, a organização e o planejamento são fatores essenciais e, para colaborar com a melhor maneira de organizar uma produção, foram desenvolvidas técnicas e ferramentas para auxiliar aos que trabalham com produção industrial. A Estrutura de Produtos (Bill of Material) é uma dessas ferramentas que foi criada para facilitar um dos processos mais essenciais na hora de começar uma produção: definir a matéria-prima e a quantidade da mesma que será consumida.
É na hora de criar o BOM que são registrados todos os itens e suas respectivas quantidades necessárias, para a criação de um produto e também para definir qual será a maneira que eles serão utilizados durante o processo todo. A ferramenta Bill of Material é considerada uma parte integradora entre os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e o PDM (Product Data Management).
É dessa maneira que o controle ficará completamente registrado, sem possibilidade de haver erros na contagem, na hora de coletar os materiais para o início da produção ou em qualquer outro passo da produção geral. O setor de compras agradece a criação dessa ferramenta, que faz com que todos os itens comprados tenham suas funções relacionadas, além de possibilitar que nessa mesma ferramenta sejam descritas as maneiras de manusear determinados materiais ou, então, em que ponto do processo de produção determinado material deve ser utilizado.
Cada BOM para uma situação
Existem tipos diferentes de Bill of Material, de maneira que suas aplicações dependem do resultado esperado no final. O BOM padrão ou simples se caracteriza pela descrição de apenas dois níveis da matéria-prima comprada e, depois, do produto final gerado a partir destas anteriores. Existem ainda os itens fantasmas, que são itens resultantes de uma das ações do processo de produção. Já o BOM modular é o mais complexo dos modelos, já que inclui todos os itens comprados, como matéria-prima e também descreve os produtos finais de cada um dos itens selecionados e comprados inicialmente. O BOM modular é utilizado quando os processos a serem executados são mais complexos e exigem descrição mais detalhada de cada passo tanto dos produtos comprados, quanto dos produtos finais que foram gerados.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024