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Avaliação de Mercado

20 de fevereiro de 2019

Vestindo a camisa

Ingressar em uma empresa como funcionário ou se aventurar a criar sua própria empresa… Essas duas opções já passaram pela cabeça da maioria das pessoas. Vestir a camisa de uma empresa, sendo ela própria ou não, inclui entender todos os pontos da empresa e do mercado em que ela está inserida. Independente da função exercida, a maioria das organizações preza por funcionários bem informados sobre o que acontece não só dentro do escritório, mas também em sua volta.

Cada setor demanda um tipo de estratégia diferente, de maneira que o planejamento se torna também peça essencial da criação de novas maneiras de executar as atividades diárias. Muitas vezes, as rotinas que vem sido seguidas há anos dentro uma empresa já não são mais as melhores maneiras de alcançar o sucesso e conquistar os melhores resultados. Para analisar isso tudo e, de repente, começar a traçar novos caminhos a serem seguidos tanto pela organização, quanto pelos funcionários, é necessário que os envolvidos nessa pesquisa prezem pelo conhecimento das práticas da empresa e do mercado de trabalho em geral, para que se criem parâmetros que servirão como comparadores.

A avaliação de mercado é uma prática que faz com que o mercado todo seja visualizado de maneira mais global e, dessa maneira, faz com que os profissionais responsáveis por essa análise possam descobrir quais são os pontos que deveriam sofrer mudanças, quais são os pontos a serem mantidos, e assim por diante. Essa avaliação não é exclusividade de um setor específico. Desde o financeiro até o marketing devem se manter atualizados sobre as possibilidades de buscar alternativas mais rentáveis para cumprir com as tarefas diárias. É senso comum que a maioria das organizações quer buscar seus objetivos de rentabilidade e sucesso de maneira que consigam ainda ser econômicas, mantendo as melhores condições possíveis para seus funcionários e outros diferenciais, para que seja possível se destacar perante o mercado. Mas, como saber se as práticas utilizadas são ou não as melhores?

Como se analisa um mercado?

O profissional responsável por analisar o mercado deve considerar fatores econômicos, políticos, sociais e de comunicação, principalmente. Cada nicho de serviços tem suas próprias demandas, o que faz com que diferentes mercados devam ser avaliados. Com a democratização constante da informação, não é mais necessário sair do escritório necessariamente para fazer pesquisas que estarão figuradas nas análises, e sim, buscar informações sobre como age determinado mercado em diferentes países, diferentes condições e culturas.

Buscar entender como as empresas de mesmo porte ou mesmos objetivos agem em diferentes locais do mundo é uma maneira muito legal de saber as coisas que sua empresa poderia começar a fazer ou deixar de fazer. Muitas vezes, o resultado e a resposta estão em atitudes simples, que ainda não haviam sido pensadas pelo fato de não haver uma pessoa exclusivamente responsável por analisar o mercado em que uma empresa está incluída.

Portanto, o ideal para as empresas é buscar por profissionais que tenham o entendimento sobre como funciona o mercado, para, então, ter a habilidade de fazer análises e demonstrar a seus diretores ações diferenciadas.