Auditoria da qualidade
A qualidade é subjetiva?
Existe um livro sobre filosofia chamado “Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas” que aborda o termo “qualidade” de maneira bastante exaustiva, não no sentido ruim, mas no sentido de realmente explorar o sentido dessa palavra e seu significado em diferentes situações.
Qualidade é, segundo esse livro, um termo bastante pessoal e facultativo, sendo que o que significa qualidade para algumas pessoas, para outras está longe de alcançar esse título. Desde o início dos registros da história da humanidade, a qualidade vem surgindo em um sistema de melhorias dos sistemas já pré-existentes de maneira para sempre buscar a melhor maneira de se obter determinados resultados. De qualquer maneira, a qualidade pode ser um termo utilizado na vida pessoal e, é claro, nas empresas. Produtos e serviços de qualidade já não são mais maioria, e esse item tão essencial para o sucesso tem se tornado uma raridade considerável no mundo dos negócios.
Começando nos processos de recrutamento de funcionários, passando pelos processos de produção e indo até a parte da entrega para o cliente final, a qualidade é um termo que se tornou escasso com a necessidade de cumprir prazos, estender metas e alcançar resultados. Um pensamento errôneo, é claro. Já que, na maioria das vezes, de nada adianta cumprir um prazo sendo que o produto final não é o que estava sendo esperado. Isso se aplica também para o relacionamento das empresas com seus clientes: tratar um cliente da pior maneira possível não é o que fará o consumidor entender a falta de tempo ou de treinamento de uma organização, e sim, no máximo fará com que o cliente jamais volte a consumir tal produto.
A qualidade é um termo ainda mais preciso e técnico quando se fala na indústria alimentícia, ou da construção civil, por exemplo. É para que haja maior adequação e regras a serem seguidas que existe, então, a criação e manutenção das normas ISO. Essas normas são subdivididas em números, como se fossem capítulos a serem conquistados pelas empresas que se interessam em demonstrar ao público e ao mercado suas adequações quanto à qualidade, limpeza, e outros fatores importantes.
As funções da auditoria
A auditoria em si age de maneira a buscar entender e identificar em quais itens as empresas se adéquam às normas de qualidade ou não. A certificação da adequação de uma empresa às normas de qualidade é um fator bastante importante que confere para a empresa estar à frente de seus concorrentes em várias situações. A auditoria, além de conferir a adequação ou não às normas, é responsável por conferir aos clientes a veracidade das normas e que elas são de fato cumpridas pela empresa em questão, além de agir como uma corretora dos problemas, indicando para cada empresa quais são os passos a serem seguidos para que seja possível alcançar a regularização das normas e do cumprimento das mesmas. Para qualificar sua empresa e enquadrá-la em alguma das normas de qualidade existentes, é necessário contatar os profissionais de auditoria de qualidade e se informar sobre cada uma das etapas.
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