Assessoria de Imprensa | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

20 de fevereiro de 2019

Assessoria de imprensa e a mídia hoje

A imprensa é instituição adorada por uns e odiada por outros. Essa gigante responsável pela veiculação da informação e pelo modo como tudo é processado, costuma ser bastante polêmica causando discussões em salas de faculdade, rodas de amigos, mesas de bar… Saber quando a imprensa vai longe demais para conseguir informações consideradas desnecessárias para o público em geral ou quando deixa de dar o máximo de si para conseguir divulgar informações verdadeiras e que realmente terão impacto na vida dos espectadores, de maneira que estes possam se posicionar como os críticos que são, tendo as melhores informações possíveis em mãos. Muitas pessoas acreditam que hoje, a informação pura é algo bastante raro, tendo em vista que jornais televisivos fazem parte de grande conglomerados empresariais que defendem seus interesses políticos e têm compromissos verdadeiros com outras instituições que não são jornais, por exemplo.

Quando se trata do posicionamento de uma empresa frente a toda a população ou somente a seus clientes, é necessário que a empresa mantenha alguns profissionais capacitados em assessoria de imprensa, curso presente em algumas das maiores faculdades e universidades do país. A função inclui entender sobre os valores da empresa para que essa mensagem possa ser passada para o público geral de maneira correta e de maneira que a diretoria aprove o que foi divulgado.

Geralmente, a especialização em assessoria de imprensa se dá através de pessoas que concluíram a graduação em cursos como jornalismo ou relações-públicas. Ambas as áreas têm várias funções e conceitos compartilhados, o que faz com que a função de assessoria de imprensa tenha com ela diversos pré-requisitos para serem executados da melhor maneira possível.

Resumindo, o profissional assessor de imprensa é o responsável por ser a ponte entre uma empresa ou pessoa física e a imprensa (veículos de comunicação, em geral). Nesse sentido, é muito importante que o profissional de assessoria de imprensa saiba como manter relações estreitas e amigáveis com os meios de comunicação, que poderão ser parceiros ou inimigos durante muito tempo. No caso de a empresa que mantêm uma assessoria de imprensa, oferecer algum tipo de evento ou qualquer situação semelhante, o profissional assessor de imprensa deverá fazer seus contatos entre os meios de comunicação para que o evento tenha a cobertura de fotografia e jornalismo necessários. As informações referentes à empresa representada e suas ações são, então, responsabilidade do assessor de imprensa.

Construindo e demonstrando resultados

Para demonstrar o resultado de seu trabalho, além de fazer o trabalho de clipping (reunir todas as publicações físicas e digitais em que a empresa foi citada de qualquer maneira), o profissional de assessoria de imprensa deverá contar com indicadores sólidos de demonstração dos resultados de suas ações, já que, frequentemente, a empresa colocará nas mãos do assessor de imprensa uma verba determinada para ser gasta com a comunicação e contratação de serviços como cobertura de eventos, fotógrafos, redatores, etc.

De modo geral então, o profissional de assessoria de imprensa fica responsável pelo contato com todos os profissionais que possam precisar ser contratados e também com o retorno através de materiais de cada um deles. Fazer essa gestão é um trabalho meticuloso e que exige profissionais de qualidade.