Assessoria de Comunicação
Os primeiros passos das empresas
A comunicação, a primeira vista, parece ser fator óbvio e essencial para o bom funcionamento de qualquer organização, tenha ela fins lucrativos ou não. O conceito da comunicação vai desde o modo como as pessoas transmitem suas mensagens umas para as outras dentro de uma empresa, até a maneira que a empresa passa suas informações e divulga seus produtos para o mercado em geral.
Em princípio, o início de qualquer empresa se dá pela característica latente de muita demanda, pouco tempo e uma pitada de inexperiência, é o que faz com que a maioria dos empresários de primeira viagem deixem de considerar alguns fatores importantes para o bom funcionamento da empresa e também para que ela possa evoluir da melhor maneira possível.
A gestão da comunicação de uma empresa com o mercado em que ela está inserida, considerando o público geral como seus atuais e futuros clientes, deve ser feita por uma equipe qualificada para cumprir com as funções básicas dessa gestão e também para desenvolver planos e estratégias para sempre buscar melhores maneiras de posicionar a empresa frente a todo o mercado.
Uma equipe responsável pela assessoria de comunicação em uma organização é subdividida em outras três categorias: assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e relações-públicas. A equipe de comunicação deve contar com profissionais que tenham capacitações específicas em cada uma das divisões citadas acima.
Trabalho em equipe
A assessoria de imprensa em si tem a responsabilidade de gerenciar a maneira como a empresa aparece para o resto do mundo, ou seja, cuidar com suas atitudes sociais, cuidar com a mensagem que passará através de veículos de comunicação e prezar pela boa relação entre a empresa e a mídia em geral.
O setor de publicidade e propaganda deverá contar com profissionais como diretores de arte, redatores, revisores e planejadores, que serão responsáveis por criar campanhas e peças que serão veiculados em meios de comunicação de maneira que todos os materiais mantenham um padrão que seja condizente com o conceito da marca que a empresa representa, assim como seus valores.
Os responsáveis pelas relações-públicas da empresa deverão ter atenção total todas as vezes que a empresa for citada em qualquer mídia ou veículo de comunicação. No caso de a imprensa procurar a empresa para qualquer fim, são os profissionais de relações-públicas que deverão tomar frente, assim como deverão também auxiliar todos os setores citados anteriormente com suas atividades.
O modo como a assessoria de comunicação agirá e fará a gestão de todos os setores que envolvem sua rotina de trabalho será definido pela diretoria da empresa, que esclarecerá as diretrizes a serem consideradas no que diz respeito a cultura, missão e valores da empresa. Esses fatores deverão transparecer em todas as atividades públicas ministradas pela empresa. A assessoria de comunicação deverá ter o cuidado de prestar contas para os superiores sobre como a empresa está posicionada para o mercado em geral, para seus clientes e para seus prospects. É uma função que exige muita atenção, estudos e, principalmente, a capacidade de ter bons relacionamentos com as equipes de trabalho e com o público geral.
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