Aspectos jurídicos da terceirização | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Aspectos jurídicos da terceirização

Aspectos jurídicos da terceirização

19 de fevereiro de 2019

As possibilidades da terceirização

Na construção de um empreendimento, na prestação de serviços ou em várias outras situações enfrentadas pelas empresas, a terceirização é uma das soluções que mais são utilizadas para que os empresários possam dar conta de suprir todas as necessidades da organização. A própria contratação de funcionários pode ser caracterizada por ser uma terceirização: como o chefe não tem como estar em vários lugares ao mesmo tempo, são contratadas pessoas que assumem a responsabilidade de atuar em diferentes frentes de maneira que representa um superior.

Existem serviços que são bastante conhecidos por serem terceirizados em pequenas e grandes empresas. Equipes de serviço de limpeza, por exemplo, tem o costume de serem terceirizadas, de maneira que existem empresas especializadas em recrutar profissionais da limpeza que possam ser alocados em residências ou empresas para realizar as limpezas de maneira que o vínculo empregatício existe somente com a empresa que a recrutou, sendo ela uma funcionária terceirizada do local em que for de fato fazer uma limpeza. Outro exemplo de terceirização de serviços é o caso de empresas que já estão consolidadas no mercado que terceirizam a produção de suas peças gráficas, como arte para ser impressa nas embalagens de entrega de produtos, assim como a própria criação de logotipo, e outras artes que são criadas por agências que também são terceirizadas. Essa modalidade de serviços é bastante atraente, já que cada empresa pode se especializar em algo, e os serviços podem ser comercializados entre as organizações, e em princípio, todos os serviços serão feitos da melhor maneira.

É importante citar que a terceirização deve seguir suas devidas regras e leis de acordo com os aspectos legais da legislação que age em favor das práticas trabalhistas. Ou seja, tanto a empresa que está oferecendo os serviços terceirizados, quanto a empresa que está fazendo a contratação de tais serviços devem estar munidas cada uma de seus contratos, cada um com suas especificações considerando a lei e sua jurisdição sobre as práticas de terceirização.

Existem diferentes maneiras de se contratar um serviço e cada um deles conta com uma prática diferente dentro da lei. Os aspectos jurídicos da contratação de um serviço terceirizado devem ser verificados junto a um contador ou a um advogado especializado em práticas trabalhistas, para que todas as partes fiquem cientes de seus direitos e deveres.

Onde tudo começou

A origem da terceirização se dá ainda na época da segunda guerra mundial, em que as organizações responsáveis pela produção de armamentos começou a demandar muito de seus funcionários, que começaram a não dar conta de todo o trabalho, de maneira que outras funções ficavam pendentes e acumulavam cada vez mais. Foi aí que os empresários perceberam a possibilidade de fazer contratações específicas para determinadas atividades que estavam tendo alta demanda. Empresas de mão de obra temporárias começaram a surgir no mercado para suprir exatamente a necessidade de outras empresas que exigiam mais funcionários em determinadas épocas, por exemplo. É o que acontece com a indústria alimentícia responsável pela produção de chocolates na época da Páscoa: geralmente é feita a contratação de funcionários terceirizados.