Armazenamento e Manuseio | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Armazenamento e Manuseio

Armazenamento e Manuseio

19 de fevereiro de 2019

Vantagens e desvantagens

Empresas, lojas, franquias, shoppings, empreendimentos, inovação… Os últimos anos e os próximos são marcados com o crescimento das possibilidades de negócios, novidades em todos os setores e muitas oportunidades. Épocas marcadas também por falta de espaço, necessidade de estacionar carros em estacionamentos alugados, alocar estoques em outras cidades, contratar mais espaço de armazenamento de informações na nuvem. Ou seja, tanta inovação e criação de novas oportunidades fez com que fosse necessário buscar novas opções de armazenamento e manuseio em várias situações.

Grandes lojas, que iniciaram suas operações em mais cidades e até operações online, precisaram fazer esforços consideráveis para que novos estoques pudessem ser alocados, assim como funcionários que lá trabalhariam e assim por diante. Acompanhar todo o crescimento da economia não é tarefa fácil, porém, algumas empresas focam em buscar soluções práticas e bastante pontuais para cada oportunidade.

As empresas digitais precisaram se adequar à grande quantidade de informações, arquivos, imagens, vídeos e outros itens que precisavam ser armazenados de maneira segura e ainda oferecer mobilidade para os funcionários que necessitariam de acesso remoto. Empresas como IBM, Google, Dropbox e várias outras que se especializaram em oferecer armazenamento na nuvem foram pioneiras e conquistaram fãs pelo mundo inteiro. O produto da IBM, Smarter Storage, por exemplo, oferece armazenamento de dados inteligente, compressão dos dados em tempo real, gestão do armazenamento e suporte para seus clientes. Essa foi uma oportunidade observada pela IBM, já pioneira no mercado da tecnologia, para suprir uma necessidade do mercado digital, que está em plena ascensão no Brasil e no mundo inteiro.

Empresas com lojas físicas encontraram maiores problemas não só pela necessidade de encontrar grandes espaços que, com qualidade, pudessem colaborar com o bom funcionamento de logística e entrega de produtos, mas também essas empresas precisaram lidar com aumento de impostos para esse tipo de armazenamento, o que criou a necessidade de buscar melhores opções para armazenar e manusear todos os produtos. Algumas empresas encontraram em outras cidades ou outros países a possibilidade de encontrar mais espaço por valores mais econômicos em locais que ficam mais distantes dos grandes centros do país. Porém, isso fez com que os gastos em logística aumentassem, já que os clientes têm de continuar satisfeitos com o sistema de entregas e reposição de produtos nas gôndolas.

Parece fácil, mas não é!

O gerenciamento de um estoque pode parecer tarefa simples, mas uma prova de que não é, é o fato de existirem cursos profissionalizantes de gerenciamento de estoque e integração com sistemas tecnológicos de informação. Ou seja, uma demanda por profissionais com novas habilidades nasceu aqui. A criação dos centros de armazenagem e gerenciamento otimizado destes tem como principais objetivos controlar da melhor maneira possível a entrada e saída de produtos, reduzir os custos de transportação, colaborar com os processos de marketing das empresas, compartilhar e integrar os armazenamentos para diminuição dos custos e manter o processo da produção em ótimo funcionamento.

Esses sistemas prezam por oferecer às empresas as melhores práticas para as preocupações constantes de empresas que lidam com produtos que precisam de armazenamento e manuseio: onde armazenar e qual a melhor maneira de manipular todos os produtos.