Analista de Negócios | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Analista de Negócios

Analista de Negócios

19 de fevereiro de 2019

Profissões do futuro

Há poucos anos, a hora de fazer vestibular não conferia aos estudantes tantas possibilidades quanto as que existem hoje. Antigamente, existiam profissões “padrão”, em que cada pessoa buscaria se enquadrar de maneira a conquistar um emprego com estabilidade e possibilidade de crescimento para fazer uma carreira de sucesso. As coisas mudaram, os anos passaram e a nova geração busca oportunidades de trabalhos que sejam muito mais do que empregos comuns.

Trabalhar com algo que dê aos profissionais algum prazer e a possibilidade de criar algo que fará diferença para a organização em que trabalham tem sido muito mais atraente para as pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho. Sendo assim, algumas profissões criaram suas divisões, outras foram criadas e muita coisa mudou.

Um movimento que tem sido bastante comum é a formação em profissões que já existiam, porém, um upgrade na carreira que pode ser alcançado com cursos profissionalizantes e especializações, tem transformado o modo como os recrutadores observam oportunidades na hora de contratar um profissional para integrar as equipes já existentes nas empresas.

Uma das profissões mais recentes e com grande busca por profissionais é a de analista de negócios. Isso porque já existem setores bem definidos na maioria das empresas, com pessoas experts em finanças, marketing, administração ou em outros cargos. O que foi observado é que as empresas precisavam de alguém que ficasse o expediente todo desenvolvendo novas possibilidades de criação de negócios, reestruturação de padrões e processos, dicas de novas maneiras de fazer com que a lucratividade aumente, seja isso feito através de novas contratações ou de novos treinamentos com colaboradores antigos… Estudar quais são as melhores técnicas para que as empresas consigam alcançar seus objetivos definidos é uma das principais funções de um analista de negócios.

O profissional analista de negócios precisa ser multifuncional e entender sobre as equipes com as quais trabalha, tendo a necessidade de praticar a boa gestão e, para isso, estudá-la. Pesquisar e entender o mercado, a economia, a política e onde está a empresa em todos esses ambientes é também importantíssimo para que novas práticas possam ser aderidas por todas as equipes.

Alguns pré-requisitos para o bom analista de negócios são: bom relacionamento com todas as equipes e setores da empresa; visão estratégica e em longo prazo; pró-atividade; conhecimento sobre as áreas subjacentes, a que inclui sua atuação diária; e, principalmente, estudo constante para se profissionalizar cada vez mais em seu setor.

Procura-se profissionais completos

As empresas encontram bastante dificuldade em encontrar profissionais analistas de negócios, não só por ser uma profissão relativamente nova, mas pelo fato de que o profissional está cada vez mais incompleto, já que costuma se focar em se profissionalizar em somente um ponto, por exemplo. O bom relacionamento e as boas práticas de comunicação são atitudes conquistadas com experiência e estudos, itens que geralmente não são ensinados como as outras matérias durante a faculdade. Por isso, muitas pessoas conquistam alguns dos itens necessários para serem bons profissionais de negócios ou em quaisquer outras áreas, porém, não se desenvolvem em outros fatores que são essenciais ao sucesso.