Análise SWOT | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Análise SWOT

Análise SWOT

19 de fevereiro de 2019

O que os livros não ensinam

Estudantes de Marketing ou Administração passam o período da faculdade todinho ouvindo alguns autores que são considerados verdadeiros pais dessas profissões. Kotler, por exemplo, é um dos que sempre utilizou suas ferramentas de maneira a mostrar aos profissionais de sua época e aos profissionais do futuro sobre as melhores práticas do Marketing e da Administração, sempre levando em consideração as mudanças de cada época e também as mudanças exigidas pelos mercados em que as empresas se inserem e reinserem frequentemente.

Saber quais as melhores técnicas e maneiras de contribuir para o crescimento de uma empresa é um dos primeiros passos para ser um bom funcionário. Aos que aspiram ao cargo de empresário e pensam em abrir uma empresa, estes devem ir um pouco mais além.

Antes de abrir uma empresa, os fatores a serem considerados são vários. A metodologia de ensino muda dependendo da instituição que se frequenta ou do livro que se lê. Para a criação de uma organização, por exemplo, há quem ache que não existe a necessidade de criar um planejamento de negócios e que não existe melhor ferramenta do que a prática. Para alguns, essas afirmações funcionam e os levam a futuros brilhantes.

O que acontece é que para a maioria das pessoas, alguns estudos e avaliações são essenciais antes de encarar qualquer abertura de empresa ou até qualquer mudança de cargo, trabalho ou até na vida pessoal.

Uma das técnicas mais difundidas entre faculdades, livros, cursos e discursos é o funcionamento da análise SWOT. Um método que oferece ao planejador uma visão analítica das vantagens e desvantagens de cada decisão, de maneira a considerar somente os resultados e o modo como eles serão alcançados. A SWOT é uma abreviação para análise de potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças, geralmente considerando ambientes internos e externos – já que ambos acabam por influenciar todas as empresas de maneiras diferentes.

A real origem da criação da análise SWOT é um assunto consideravelmente polêmico, já que muitas pessoas apresentam possibilidades diferentes sobre a primeira vez em que esse sistema de análise foi registrado na história da humanidade, mas independente disso, essa é uma ótima maneira de analisar alguns fatores e considerar descobertas que são feitas durante a criação de uma análise SWOT.

Existem vantagens comprovadas para quem investe na criação de uma tabela que apresente e deixe visível para todos de uma empresa a análise SWOT. Saber quais serão as atitudes a serem tomadas no caso do fracasso acontecer, e se prevenir com um plano B, por exemplo. As principais características de uma empresa que as colocam em vantagem ou em desvantagem em relação a qualquer outra empresa ou organização podem ser boas em determinado momento, mas ruins em outros. Identificar as ameaças é a melhor maneira de se proteger de ações futuras que poderiam não ter sido previstas.

Como fazer?

O ideal para se criar uma boa análise de SWOT, é dividir seu conceito entre os funcionários para que cada um deles possa apontar individualmente quais são os itens mais observáveis em cada um dos pontos, para posteriormente cruzar as informações e, a partir daí, criar estratégias de ação em curto, médio e longo prazo.