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Análise PEST

19 de fevereiro de 2019

Empresas avante!

Todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, precisam de estratégias. Estratégias para alcançarem seus objetivos, que variam de acordo com a cultura da empresa, os objetivos dos sócios e empresários, funcionários e assim por diante. Para isso, geralmente se mantém um setor de análise estratégica, que pode se subdividir em outros setores ou pode ser concentrado em um grupo de pessoas focadas em buscar as melhores opções para a empresa em cada situação específica. Sobre isso tudo, não existe um modelo ideal, mas existe a certeza de que há a necessidade de manter pessoas qualificadas que possam oferecer soluções e ideias que façam a empresa crescer, sempre.

Para chegar às melhores estratégias possíveis, são necessários alguns pré-requisitos, e estes são definidos de acordo com cada empresa e seus objetivos específicos. De qualquer maneira, é essencial que os profissionais envolvidos na criação de projetos de ações estratégicas estudem sobre a empresa e sobre o mercado em que ela está incluída. Saber como os concorrentes estão agindo frente a mesmas situações que sua empresa; estudar visões macro e micro; fazer reuniões em equipe para poder ter visões diferentes sobre um mesmo assunto… Essas e outras atitudes colaboram para que uma boa estratégia seja criada e para que sua execução conquiste sucesso e resultados positivos.

Algumas técnicas foram desenvolvidas para que as estratégias sejam criadas e os objetivos alcançados. Uma delas é a análise PEST (Política, Econômica, Social e Tecnológica). Gerir uma empresa estrategicamente é considerar esses fatores separadamente para que unidos, possam fazer sentido no desenvolvimento de projetos e ações imediatas para futura medição de resultados. Os macroambientes citados acima são bastante mutáveis e suas informações efêmeras, o que quer dizer que atualizações e novas estratégias precisam ser traçadas periodicamente, ou seja, de nada adianta traçar uma só estratégia e nunca mais tocar nesse planejamento.

O que a PEST envolve?

O fator político envolvido nessa análise resume todos os pontos em que a legislação ou interesses políticos influenciarão decisões e atitudes por parte da empresa. A economia entra na hora em que o mercado todo precisa ser estudado para identificar possibilidades favoráveis ou não para determinadas atitudes. Inflação, valorização ou desvalorização de moedas, posicionamento da empresa frente a outras no viés econômico, etc. Já a parte que envolve o social, tem como objetivo atentar aos acontecimentos com a sociedade em geral no momento de criar uma estratégia, de maneira que os cidadãos precisam ser analisados para saber se eles estão no momento de receber determinada ação ou não. Os fatores tecnológicos consistem em apresentar as facilidades e também as dificuldades que deverão ser superadas durante o processo de criação do projeto.

Todos os fatores da análise PEST devem ser considerados diariamente, fazendo parte da rotina de qualquer empresa que tenha como objetivo crescer, considerando os ambientes em que está inserida. Por isso, informação, estudos e atualização por parte dos colaboradores é essencial. Saber o que está acontecendo no mundo todo, em todos os setores de maneira rasa, já é uma maneira de ter noção sobre todos os itens da PEST.