Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)
Há alguns tempos, as redes sociais se transformaram em muito mais do que um espaço de compartilhamento de informações e atualizações pessoais, comunicação entre amigos e de todos os motivos pelos quais as redes foram criadas. De uns tempos pra cá, as reclamações têm sido um grande chamariz de utilização por parte dos usuários, que ganharam voz quando as empresas não as escutam ou não suprem suas necessidades e reclamações.
Organizações do setor alimentício têm sentido bastante o impacto dessa liberdade que tem sido utilizada para compartilhar imagens e depoimentos de consumidores que acabaram por comprar um suco de caixinha, chocolate ou qualquer outro tipo de alimento que estava sem condições de ser consumido. Geralmente, as imagens são bem fortes e acabam sendo compartilhadas pelos usuários e consumidores porque as empresas não dão a assistência e atenção esperadas pelos clientes na hora da reclamação. Esse é o principal motivador na hora de compartilhar esse tipo de informação.
Sobre as redes sociais, a solução foi assumir os erros por parte das empresas envolvidas com quaisquer problemas, ao mesmo tempo em que as respostas aos clientes e a atenção dada a todos eles tem sido aumentada.
Sobre a melhoria nos processos de produção e armazenamento dos produtos da indústria alimentícia, atitudes tiveram que ser tomadas, fortalecidas e até criadas. A APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), por exemplo, é o que rege a legislação para todas e quaisquer atividades de fabricação que envolvam a indústria alimentícia. Os chamados pontos críticos na hora da produção de qualquer alimento são tratados como pontos a serem focados durante os processos de produção, para que os riscos sejam diminuídos e a otimização da qualidade seja alcançada.
Como fiscalizar e agir da melhor maneira?
Guias práticos, apostilas, cartilhas e métodos para buscar o melhor atendimento ao consumidor são alguns dos itens que fazem parte do treinamento das pessoas que estão envolvidas com os processos de produção de itens da indústria alimentícia. Os veículos de comunicação já divulgaram várias situações em que nem as práticas de higiene mínimas para se garantir a qualidade dos alimentos são cumpridas, muitas vezes. O resultado disso foi que várias marcas ficaram marcadas pelos consumidores e deixaram de ser consumidas por terem conquistado uma imagem ruim frente ao mercado em geral. Correr atrás desse prejuízo é algo bastante difícil e que toma tempo e dinheiro das organizações. Por isso, a APPCC oferece cursos, treinamentos e conscientização de todos os produtores que trabalham com o ramo alimentício, de maneira que todos os níveis de envolvimento influenciam no resultado final.
Passo a passo
A APPCC se tornou um órgão que regulamenta as condições tanto dos ambientes, quanto dos processos de produção alimentícia. Para garantir seu selo de qualidade e treinamento de seus funcionários, entre em contato com a APPCC e escolha o melhor método de conscientizar os colaboradores para que os conhecimentos sejam espalhados pela empresa. Uma equipe de auditoria poderá apontar os principais erros a serem consertados, o que facilitará na escolha por um dos métodos de normatização oferecidos pela APPCC.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024