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Administração do Conhecimento

18 de fevereiro de 2019

A administração do conhecimento, conhecida também como gestão do conhecimento, é uma das áreas mais desafiadoras da administração, pois ela é responsável por gerir o conhecimento.

Essa é uma área abrangente que iniciou sua atuação nos anos 90, período em que se iniciaram algumas mudanças no meio empresarial, e que se percebia a necessidade cada vez maior do conhecimento e da informação.

Administração do conhecimento o que é?

Para entender a atuação da administração do conhecimento é fundamental compreender que conhecimento e informação são dois conceitos distintos. Isso porque as informações podem ser explicadas como a união de dados que determinado público valoriza. Por outro lado, o conhecimento é um tanto mais vasto e também possui maior complexidade, mesmo que seja proveniente das informações, já que pode vir das pessoas, da intuição e vive em permanente evolução, acompanhando as mudanças sociais e do ambiente. É importante também compreender que o conhecimento é individual e possui influências diretas dos valores e das crenças de cada indivíduo.

O conhecimento ainda é explícito e tácito. Sendo que o conhecimento tácito é aquele que apresenta dificuldades no seu compartilhamento, pois faz parte das experiências pessoais e, por isso, está ligado diretamente com habilidades, insights, crenças e valores, entre outros fatores. Por outro lado, o conhecimento explícito é o que apresenta exteriorização fácil, que utiliza apenas da comunicação formal para ser passado adiante e é encontrado em instruções, manuais, expressões matemáticas, entre outros.

É por isso que a administração do conhecimento é uma das mais difíceis de gerir, porém sua atuação é direcionada para dentro das organizações. Onde ela atua na sistematização e, para isso, precisa identificar, criar, renovar e aplicar o conhecimento estratégico na organização.

Administração do conhecimento nas empresas

A administração do conhecimento é responsável por obter e fazer a transmissão dos conhecimentos importantes para os colaboradores e com isso ir ampliando a possibilidade da disfunção do conhecimento dentro da empresa e ainda melhorar a competitividade da empresa em relação a sua concorrência.

Com isso, a administração do conhecimento é responsável por levar as empresas e organizações até uma atuação mais segura e eficaz, isso porque ela traz garantias de que suas transmissões e aplicações do conhecimento existente são capazes de evitar desperdícios de tempo e dinheiro por exemplo. É por isso que a administração do conhecimento está presente principalmente nas maiores empresas, que já possuem a visão aguçada para a importância desse profissional.

A administração do conhecimento atua em quatro fases diferentes, sendo que inicia socializando o conhecimento, depois age externalizando-o, ou seja, repassando o conhecimento para o restante da equipe empresarial.

A terceira etapa é a combinação do conhecimento, que é quando um manual é criado, por exemplo.

E, por último, a internalização, que é o período onde o conhecimento é aprendido e quando conhecimentos novos precisam ser assimilados.

As técnicas utilizadas pela administração do conhecimento são aprendizagem organizacional, Benchmarking, Coaching, comunicação institucional, comunidades de prática, educação corporativa, gestão de competências, inteligência competitiva, mapeamento de processos, melhores práticas, memória organizacional, mentoring, normalização e padronização e portais corporativos.