Administração de Pesca
A administração é uma área de atuação muito ampla e dentro dela está a administração de pesca, uma profissão que cuida especificadamente do setor de pesca. A atividade é responsável por cuidar desde moluscos, crustáceos e da criação dos peixes, a aquicultura. E ainda é responsável pela área de processamento do pescado, setor que produz os pescados para a industrialização.
A administração de pesca ainda alcança o conhecimento sobre a regularização da pescaria, que abrange toda a legislação da atividade pesqueira, como fiscalização, recolha de informações sobre o setor, recolha da renda que provem da pesca, autorização da navegação e da pesca, registro de equipamentos e matrícula dos profissionais que vivem da pesca.
Administração de pesca: atuação
A administração de pesca é aplicada em coleções d’água em açudes, em áreas que sejam de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas. Esses profissionais precisam sair a campo para realizar boa parte do seu trabalho, sendo que alguns deles trabalham na guarita de pesca, espaço localizado próximo aos açudes, ou mesmo nos escritórios de administração do açude.
O profissional da administração de pesca precisa fiscalizar e registrar os aparelhos usados na pesca, que podem ser especiais, flutuantes e móveis, pois cada categoria pode ser utilizada em locais diferentes de pesca, sendo que na pesca amadora apenas aparelhos especiais e móveis são utilizados.
A administração de pesca supervisiona ainda a matrícula dos pescadores, na qual é preciso constar o tipo de embarcação utilizada por eles e os aparelhos de pesca que usam.
É ainda da jurisdição do profissional de administração de pesca fornecer a autorização de navegação para os profissionais da pesca, conforme a legislação. Ele também pode atuar também na coleta de dados pesqueiros, que controla a produção de pescados, fazendo as pesagens do total ou ainda avaliar as amostragens.
A administração da pesca cuida também da fiscalização do período permitido para pesca em algumas coleções d’água, assim como da fiscalização do Código de Pesca.
Profissional administrador de pesca: conhecimento e mercado de trabalho
O profissional formado em administração de pesca precisa ter domínio do conhecimento sobre as atividades pesqueiras, em especial sobre a legislação da pesca, que envolve a área trabalhista e ambiental da referida atividade. Além disso, é necessário ter conhecimento sobre as causas ambientais, políticas, legais, biológicas, sociais e econômicas da área. Principalmente sobre a fiscalização da pratica pesqueira, pois essa é uma das maiores preocupações dos órgãos responsáveis, pois a quantidade de pescados no mercado excedem os limites sustentáveis, o que se torna em um dos maiores desafios do profissional administrador de pesca.
Já o mercado de trabalho para o administrador de pesca ainda está em desenvolvimento. Isso porque os empresários não estão totalmente conscientizados da necessidade de um profissional com formação especifica para atuar na área. O que acarreta em maior competitividade entre diversos profissionais de áreas correlatas, como zoólogos, biólogos entre outros. É por isso que o campo de atuação está mais restrito ao setor público e instituições relacionadas à pesca. Entretanto, especialistas afirmam que a área é promissora, principalmente devido ao potencial do Brasil para as atividades pesqueiras.
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024