Administração de Empresas | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Administração de Empresas

Administração de Empresas

17 de fevereiro de 2019

Administração de Empresas

A administração de empresas é o setor que cuida de organizar a empresa como um todo, assim como direcionar todas as suas ações nas mais diversas áreas. A administração funciona como o oxigênio nas empresas, ela é a responsável por manter a empresa ‘viva’. Isso porque uma empresa mal administrada pode ir à ruína em pouco tempo. É por isso que as empresas de sucesso contam com profissionais formados em administração de empresas para atuar no gerenciamento de todas as ações, assim como no planejamento delas, tanto nas empresas privadas, como nas públicas. A administração de empresas é uma área específica da administração, que estuda e que aplica o conhecimento exclusivamente nas organizações.

Áreas que compõem a administração de empresas

A área da administração de empresas abrange também a produção, os recursos humanos, as finanças, marketing, controladoria, comércio exterior, cooperativas e as ONGs.

Para isso, a administração de empresas atua na produção, controlando o fluxo dos suprimentos, assim como todos os gastos que ocorrem durante o processo. Na área de recursos humanos, a administração de empresas tem sua atuação na seleção, treinamento e admissão de profissionais, assim como na determinação da política de carreira, benefícios e salários.

Os profissionais formados em administração de empresas podem atuar também nas finanças, com os investimentos empresariais, aplicações, mercado de capital e bolsa de valores.

Outro campo de atuação é nas Organizações Não Governamentais (ONGs), aplicando a captação de recursos nos diversos tipos de projetos que podem ser de nível ambiental, social e educacional.

O profissional de administração de empresas ainda pode trabalhar administrando cooperativas, sendo que sua atuação se resume em distribuir o direito de cada cooperado de forma correta, supervisionar e fiscalizar recursos.

E ainda atuar na área de marketing, fazendo a orientação das vendas, lançamento e publicidade de produtos, assim como das pesquisas mercadológicas. Na controladoria, a administração de empresas pode ser empregada na auditoria, contabilidade, organização e na metodologia administrativa.

Administrador de empresas e o mercado de trabalho

O administrador de empresas é um profissional responsável por planejar, organizar, gerir e orientar a utilização dos recursos financeiros, humanos, físicos e tecnológicos.

O administrador de empresas atua na criação de métodos, na organização dos setores diversos dentro das empresas, faz o cálculo dos gastos, e ainda garante que as informações circulem perfeitamente bem. A função da administração de empresas é permitir que o fluxo de informações não seja comprometido, seja isento de falhas e, para isso, precisa identificar antecipadamente fatores que possam causar danos na produção, gastos extras que possam resultar em deficit no orçamento.

A administração de empresas vem apresentando um crescimento cada vez maior no mercado de trabalho. Os profissionais da área podem ganhar de dois até dez salários, sendo que muitos estão dentro das maiores empresas do país. Uma das áreas que mais tem aberto vagas é a de Recursos humanos, que busca pelo administrador de empresas para atuar com desenvolvimento de pessoal e treinamento. E ainda as áreas de logística, mercado de capitais e administração hospitalar, que estão se desenvolvendo e apresentam grande procura por esse profissional.

Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)