Acidente de Trabalho | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho

15 de fevereiro de 2019

Empresas de pequeno e médio porte tem que fazer anualmente uma semana de prevenção de acidentes de trabalho dentro da empresa, para evitar problemas pontuais dentro da própria instituição.

Entende-se por acidente de trabalho qualquer imprevisto súbito de sinistro ocorrido dentro do local ou horário de trabalho. Inclui-se nisso acidente no trajeto, ida e volta para o local de trabalho, mesmo que fora do local de trabalho, mas em outro local onde estava executando atividades relacionadas a ele.

Os acidentes podem ser os mais variados, mas os que ocorrem com maior frequência são os relacionados à construção civil, com quedas e acidentes com materiais de trabalho. Quando o local apresenta este tipo de risco, a empresa já tem que fornecer dispositivos de segurança a fim de evitar acidentes. Outro problema corriqueiro é a fadiga por excesso de horas trabalhadas, o que causa falta de atenção e eventuais acidentes.

Há também acidentes que podem ocorrer por responsabilidade do próprio colaborador como ingestão de bebidas alcoólicas, hipoglicemia por falta de alimentação. Assim, ele está assumindo o risco do provável acidente.

Prevenção

Algumas atitudes simples podem colaborar para que estes imprevistos deixem de acontecer. Primeiro o acidente de trabalho deve ser evitado de todas as maneiras pelo empregador, oferecendo aos funcionários boas condições de trabalho, com conforto, boa iluminação, ventilação e, quando necessário, materiais de segurança como luvas, capacete e etc.

Por outro lado, o funcionário deve seguir todas as regras estabelecidas para a segurança da empresa, utilizar todos os itens de segurança no local e horário de trabalho. O ideal é que se mantenha o local de trabalho limpo e organizado, pois o acúmulo de material pode atrair insetos, poeira e reduzir os espaços de circulação em seu ambiente. Mantenha-o sempre limpo e organizado, pois este é o local em que você passa a maior parte do seu dia. O funcionário também deve participar de todas as ações de prevenção, como treinamentos, ginástica laboral e palestras sobre como melhorar o ambiente de trabalho. A prevenção é a melhor forma de contribuir com um ambiente seguro e protegido contra acidentes.

Exemplos

Flávio Peralta trabalhava com eletricidade na década de 90, até que em 1997 sofreu um grave acidente de trabalho. Ele levou um choque elétrico de 13 mil volts ao trocar um transformador. No acidente, ele perdeu os dois braços e teve que aprender a conviver com esta nova realidade.

Em vez de reclamar e se entristecer, Peralta viu nesse momento uma oportunidade. Hoje ele é palestrante sobre acidentes de trabalho e autor de livros como o Amputados Vencedores. Ele virou uma referência no assunto e dá palestras por todo Brasil sobre como prevenir acidentes de trabalho e a importância da utilização dos itens de segurança.

Ao todo, já foram mais de 550 palestras e entrevista para emissoras de televisão, revistas e jornais. Flávio Peralta tem próteses nos dois braços e assim ele viaja e faz todo seu trabalho com independência. Além de auxiliar no importante debate sobre acidente de trabalho, ele é um exemplo de superação para todas as pessoas.

Últimos posts por Fábio Pereira (exibir todos)