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Ciclo de Vida de um Produto

23 de fevereiro de 2019

Ciclo de vida de um produto

O ciclo de vida dos produtos é nada mais que as transições que os produtos são submetidos durante sua existência, ao todo são quatro etapas estruturais e de processamento. Para que as organizações possam contar com produtos bons, precisam manter seu ciclo de inovação. Dessa forma, o ciclo de vida dos produtos terá maior duração, pois quando uma empresa se mantém lançando novos produtos e serviços, e a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes é alcançada, ela permanecerá em crescimento.

Atualmente, o consumismo é cada vez mais crescente e uma ação de felicidade para muitos. Já os fabricantes, com o objetivo de ampliar ainda mais suas vendas e colocar os seus produtos em destaque, investem muito nas campanhas publicitárias.

Os consumidores podem contribuir diminuindo o consumo, restringindo o consumismo exagerado para apenas consumir o necessário, o que evita desperdícios de alimentos, eletricidade, água, e combustível. É importante também reutilizar alguns tipos de materiais e ainda investir na reciclagem. Mas não é só isso, ao consumidor cabe também exigir a durabilidade de cada produto.

Etapas: introdução e crescimento

Os produtos passam por várias etapas que compreendem seu ciclo de vida. O ciclo inicia quando o produto é retirado da natureza, ou seja, sua matéria-prima, depois ele passa pelo sistema de produção dentro das indústrias, e depois para o consumo. Dentro do mercado seu ciclo de vida é dividido em quatro etapas, confira:

A introdução é a fase em que o produto é lançado no mercado e quando as vendas começam a crescer aos poucos, com pouca concorrência, risco elevado, pouco retorno. Nessa fase a aposta é inovar.

O crescimento é a segunda fase do ciclo. Nesta etapa, a procura pelo produto/serviço aumenta e ele passa a ser massificado entre os clientes. Outra característica desse período é o lucro maior para as empresas. No entanto, a concorrência aumenta e pode levar muitas empresas a abandonar esse segmento do mercado. A estratégia nesse período é reduzir o custeio, os meios utilizados para distribuir e lançar mais versões do serviço/produto para alcançar mais mercados.

Etapas: Maturidade e declínio

A etapa do ciclo de vida do produto chamada de maturidade. É aquela onde as vendas diminuem o ritmo e começam se abrandar. Além disso, nessa etapa a competitividade aumenta e as brigas por espaço no mercado se intensificam, principalmente por publicidade e por preços. Nesse período, os fabricantes precisam apostar em estratégias novas. Como o lançamento de um produto novo, e até mesmo um serviço complementar. O objetivo é criar um diferencial na oferta do seu produto e buscar a liderança em alguns nichos do mercado. É essencial investir na comunicação e também continuar apostando em redução de custos.

O declínio é a última fase do ciclo de vida do produto. Esta etapa é quando ele começa a derrapar no mercado, ou seja, muitos fabricantes abandonam esse mercado, os lucros reduzem significativamente, assim como a procura também diminui. Nesse período, o fabricante precisa apostar em variar os produtos que mais se destacam, os hits e retirar os demais do mercado.