Empresa Estatal | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Empresa Estatal

Empresa Estatal

27 de março de 2019

Para o povo?

Motivos de muitos manifestos, algumas empresas quando anunciam que serão estatizadas acabam gerando alvoroço por parte da população e principalmente pelos empresários. Porém, muitas pessoas não sabem do que isso tudo se trata. Por parte dos empresários, o que acontece com frequência é que, durante muitos anos, eles se dedicam a construir empresas que significam resultado de superação de muitos desafios, enfrentamento de dificuldades constantes… E aí, dependendo da condição da economia do país ou outros fatores, se o estado quiser, ele tem o poder de assumir a empresa a qualquer momento.

É claro que esse movimento exige certo nível de burocracia, mas por se tratar de uma movimentação vinda do próprio estado, as condições com certeza são facilitadas. A revolta por parte dos empresários e dos funcionários que trabalham nessa empresa é totalmente compreensível, já que o que é motivação para o estado pode não significar nada para a empresa, além do fato de que o incentivo aos empresários no Brasil, tanto por parte do estado, quanto do governo em geral, é algo próximo de zero. A burocracia que se enfrenta na hora de abrir ou fechar uma empresa é algo sem precedentes.

Por outro lado, a população também tem suas motivações considerando o cenário citado acima. Muitas pessoas acabam construindo suas carreiras em empresas que, sem mais, nem menos, acabam sendo vendidas ou assumidas pelo estado de maneira que tudo muda, e consequentemente, é bastante comum que várias pessoas tenham que ser demitidas. A movimentação posterior a isso acaba sendo o fracasso por parte do novo líder empresarial (o estado) e aí, o antigo empresário é convocado para assumir a empresa, dessa vez, com novos desafios e novas responsabilidades de mudar o que já havia sido consolidado. É realmente um tema bastante polêmico e que faz parte da história de muita gente no Brasil.

O que é a estatização empresarial?

Uma empresa estatal é assim caracterizada a partir do momento que é administrada e está sob poder do governo. A estatização de uma empresa vem de todo um projeto criado pelo governo para que a empresa comece a ser administrada somente por um órgão governamental ou, então, de maneira mista, por vários órgãos. Alguns exemplos de empresas estatais no Brasil são os Correios, a Caixa Econômica Federal, BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).

Os funcionários dessas empresas só podem ser admitidos a partir de concursos públicos, que geralmente são bastante concorridos pelo fato de oferecem estabilidade e planos de carreira bem definidos. Geralmente, as empresas estatais contam com vários acionistas, que são conquistados através de editais, que oferecem ao público geral fundos de ações e ações que podem ser controladas pelos próprios acionistas.

Boa para alguns e não tão boa para outros, a estatização das empresas acaba sendo um tema sempre polêmico e que faz com que as pessoas se perguntem sobre o real poder do estado sobre a população em geral, principalmente quando essa população tem um número considerável de empresários que são contrários a estatização dessas empresas.