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Disciplina de Valor

15 de março de 2019

Todo empreendedor/dono de empresa, em algum momento de sua trajetória, irá procurar por algo relacionado à disciplina de valor. Quando a busca por um posicionamento amplo (seja de sua marca, seu produto ou seu serviço) é acionada, começa-se a estudar variadas formas de tornas os próprios produtos líderes de mercado ou de vendas.

Para isso, o primeiro passo é saber que, para que isso ocorra, é muito difícil generalizar, ou seja, criar um produto no qual todos têm interesse. Assim sendo, antes de viabilizar o desenvolvimento de um produto líder no mercado, você deve definir para ele um nicho: quem serão os consumidos/compradores? Qual a faixa etária deles, sexo, interesse social e outros?

O desafio

O desafio, então, nós já sabemos qual é: oferecer algo, de alta qualidade e preço acessível, para indivíduos de um certo nicho social que estão interessados no que eu tenho a oferecer para eles. Isso definido, podemos entender onde a disciplina de valor entra.

A disciplina de valor é uma tática que irá abrir as portas do mercado para você. Seguindo essa tática, a sua empresa terá, sim, potencial de ser líder em algum produto e poderá ser reconhecida, seja pela qualidade, atenção ou outros quesitos. Mas, essas alternativas têm como intuito atender a alguns tipos de clientes um tanto quanto específicos.

Ao se aprofundar nesse estudo, há a necessidade de se elaborar um plano de disciplina de valor, onde as metas estão ligadas à vontade de ser líder de algum produto, eficiência operacional ou proximidade com o cliente (considerando o nicho, é claro).

Sendo assim, as disciplinas de valor nas instituições são as principais definidoras de quais serão as características capazes de promover a inovação na empresa. Ao longo da caminhada da empresa, um caminho específico começa a ser traçado, onde valores são atribuídos a ela até que seu DNA esteja completo. Alguns dos passos pelos quais a empresa precisa percorrer podem ser: portfólio com produtos e serviços, desenvolvimento de algum desses em específico, estratégias, entendimento do consumidor e, após isso, criar uma nova curva de valor do que você oferece.

Clientela específica

Essas alternativas visam atender três tipos de clientes específicos. O primeiro deles são os clientes que gostam de empresas líderes no que diz respeito a inovações tecnológicas. Outro tipo são os que se interessam por produtos avançados e outros que estão realmente preocupados com o atendimento, proximidade e flexibilidade da empresa com eles.

Para ser líder de mercado nesses três aspectos, em conjunto, é necessário, então, realizar uma gestão considerando a disciplina de valores. Estude a sua empresa, entenda os limites da mesma e saiba como lidar com possíveis problematizações. Vale destacar também que, nos dias de hoje, lançar um produto no mercado exige planejamento e esforço não só do empreendedor, como dos profissionais da área de marketing, qualidade e, até mesmo, da área técnica, para que o produto chegue ao mercado consumidor e seja realmente um destaque.

Além disso, parte desse projeto é excelência e responsabilidade no que diz respeito à parte operacional da empresa, liderança de produto, ou seja, torná-lo o mais vendido no mercado daquele ramo e, por último, mas não menos importante, é essencial também a intimidade total com o cliente, o que fará com que ele esteja cada vez mais interessado nos seus serviços.