Diagrama de Afinidades | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Diagrama de Afinidades

Diagrama de Afinidades

13 de março de 2019

Uma das maiores dificuldades de nossa vida é a organização. Separar roupas, livros, contas a pagar e muitas outras coisas para que elas sejam reunidas num grupo comum de outras coisas com o mesmo objetivo é uma ação que poucas pessoas tomam. E se tomam, o fazem somente por um período curto de tempo, pois, assim que se veem numa situação de pressão por conta do tempo, tratam de bagunçar tudo que foi organizado.

Como muitos métodos de organização inventados por orientais – em especial os japoneses – o diagrama de afinidades é uma teoria que pode ajudar muitas pessoas e empresas a organizarem de uma forma mais dinâmica seus recursos para que as decisões possam ser tomadas em um tempo menor, otimizando a atividade da empresa como um todo.

O diagrama de afinidades é um método que consiste na organização de assuntos e ideias por meio das características comuns entre elas, com o objetivo de tornar a pesquisa de dados mais simples e fácil e a realização de conclusões de forma mais direta e precisa. Como teoria, o diagrama de afinidades não é muito indicado para problemas de simples soluções, diferentemente de outra corrente filosófica, o brainstorming, que se utiliza praticamente das mesmas técnicas de criação de ideias, mas é muito indicado para problemas mais simples.

No caso do diagrama de afinidades, os problemas que exigem tempo e dedicação maiores para suas resoluções podem ser resolvidos de forma incrivelmente eficiente. Porém, para que seja realizado um diagrama de afinidades, alguns itens e alguns passos devem ser observados.

Realização do diagrama de afinidades

Primeiramente, para que o diagrama seja feito e para que ele surta o efeito desejado, é necessário que o problema seja exposto de forma clara para que todos os membros do grupo possam criar ideias que possam servir de solução para ele. Em seguida, as ideias são criadas. É importante lembrar que a liberdade é sempre a máxima que rege o grupo, não sendo interessante julgar as ideias antes de se analisar todas. Por isso, quanto mais ideias o grupo desenvolver, maior é a probabilidade do problema ser resolvido.

Após a criação e divulgação verbal das ideias, as mesmas são transcritas em folhas para que fique fácil a visualização das mesmas. A utilização do computador nestes casos não é recomendada, já que a organização por meio de fichas é a mais interessante. Se for escrito no computador, o conjunto de ideias terá dificuldades em ser organizado por afinidades.

A organização por afinidades

A organização das ideias por meio das características comuns entre elas é o passo mais importante para que o problema possa ser resolvido. Após ser feita a separação das ideias e a junção em grupos de fichas, os grupos recebem um diagrama que os identificam e um título que sintetiza as ideias contidas neles.

O último passo é a exposição e discussão de ideias dos grupos, com o objetivo de colocar uma solução viável para o problema proposto, de forma que todas as nuances sejam contempladas e o grupo obtenha sucesso em sua empreitada. Assim como na vida real, onde nós devemos nos organizar para manter as coisas no lugar, o diagrama de afinidades torna o mundo nas empresas muito mais simples e fácil.