Definições de Sustentabilidade | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Definições de Sustentabilidade

Definições de Sustentabilidade

13 de março de 2019

Definições de Sustentabilidade

No mundo em que vivemos hoje, onde os recursos naturais estão sendo degradados pela ação humana e as mudanças climáticas ameaçam a qualidade de vida do homem, um conceito tem se destacado mundialmente: o desenvolvimento sustentável.

O conceito de desenvolvimento sustentável implica uma série de medidas que possam satisfazer as atuais necessidades do ser humano sem comprometer os recursos naturais e o meio ambiente. Isso quer dizer que existe sim maneiras eficientes de produzir bens e oferecer serviços que tornem a vida do homem mais fácil, sem precisar desmatar, poluir e comprometer o futuro das próximas gerações.

Agora vamos entender mais sobre as definições de sustentabilidade, a ação de promover o desenvolvimento em equilíbrio com a proteção ambiental.

Em primeiro lugar, a sustentabilidade é um conceito recente. Até a década de 1950, por exemplo, as empresas não tinham como definição de prioridade a preservação dos recursos naturais. Essa preocupação começou junto com o surgimento e a ação de grupos e organizações que se dedicam à causa ambiental.

A importância da sustentabilidade

Hoje, o conceito de sustentabilidade é muito valorizado. Muitas empresas apostam, inclusive, no marketing ambiental para promover seus trabalhos. Essas estratégias contemplam ações como a compensação de carbono e o reflorestamento de áreas degradadas.

Os elementos essenciais da sustentabilidade só se tornaram populares a partir de 1987, quando universidades renomadas passaram a abordar o assunto no ambiente acadêmico. Com o passar dos anos, o conceito foi implantado em grandes empresas e passou a fazer parte da divisão de recursos financeiros dentro de várias organizações.

Atualmente, a sustentabilidade é um apelo quase universal. O conceito tem sido discutido em conferências e fóruns mundiais, e muitos países desenvolvidos têm aplicado essa ideia também em sua gestão e desenvolvimento.

Fundamentos da sustentabilidade

A sustentabilidade ainda é um conceito subjetivo. Essa ideia envolve todas as ações possíveis para promover o desenvolvimento com eficiência energética e pouco impacto ambiental.

O fundamento da sustentabilidade pode ser aplicado a qualquer atividade humana. É possível ter uma vida sustentável a partir de hábitos e ações que busquem a economia e a preservação dos recursos naturais. Isso pode envolver a promoção da reciclagem, o fim do desperdício de água e a economia de eletricidade.

Hoje, a sustentabilidade promove a necessidade de uma mudança real de comportamento, levando em consideração as preocupações com o crescimento econômico baseado na harmonia com a natureza. O bem-estar humano não pode, e não deve ser mais colocado como prioridade nos modelos de desenvolvimento. É preciso compreender quais são os limites ambientais das ações humanas.

A sustentabilidade deve ser aplicada para analisar e gerenciar as atividades humanas. O mundo passa por uma necessidade urgente de ações efetivas que possam reduzir os impactos ambientais e os prejuízos que isso pode trazer para a saúde e a vida humana.

A sustentabilidade deve satisfazer as necessidades ambientais e sociais do planeta visando a preservação da qualidade de vida num futuro próximo. O fundamento da sustentabilidade é reunir esforços para um desenvolvimento combinado à conservação da natureza. Essa atividade é dever de todos nós!