Fluxo de Caixa | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa

25 de fevereiro de 2019

Fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa é nada mais do que prever como será o futuro do caixa de determinada empresa. E para ter uma noção do que acontecerá num futuro próximo, é preciso fazer o registro de todas as movimentações financeiras que acontecem no caixa.

O segundo passo para o controle do fluxo de caixa é definir o período para esse controle, se ele será feito em um ano, a cada seis meses, a cada quatro semanas, etc. A partir disso, é importante conhecer qual é o saldo das contas de toda a empresa, sejam elas contas bancárias, cofres ou outros caixas.

Outro passo importante é ter o histórico com anotações sobre todas as contas a pagar para seus fornecedores, além dos impostos, e todas as contas a receber de seus clientes. Caso as compras e vendas tenham sido feitas de forma parcelada, é necessário acompanhar em que pé estão os vencimentos, para que seja evitado o pagamento de multas e juros, ou no caso de cobrar de forma justa, os consumidores pelos atrasos.

As entradas e saídas do caixa também devem ser controladas, com anotações simultâneas ao momento em que elas ocorrerem. Não se pode deixar para o final do expediente, pois isso pode gerar uma diferença muito grande no caixa, em relação ao que seriam os dados corretos, além de não ser uma maneira eficaz em termos de logística.

Por fim, a partir da atualização dos dados no momento das entradas e saídas, é possível a identificação do que acontecerá com o caixa da empresa no futuro. Se o saldo for negativo, será necessário fazer um empréstimo ou sacar o dinheiro guardado, para manter o saldo positivo.

Softwares online podem auxiliar no fluxo de caixa

Para auxiliar no fluxo de caixa, é mais eficiente a utilização de softwares, para que não haja pilhas de papel ou planilhas de Excel em excesso. Atualmente, há algumas ferramentas de gestão financeira online, que permitem o armazenamento dos fluxos de caixa de maneira simples e inteligente, independente do computador ou aparelho celular ou mobile utilizado. Os dados podem ser acessados a qualquer momento do dia, por tempo ilimitado.

Como lançar entradas e saídas do caixa?

A princípio, é necessário criar uma lista com todas as receitas (entradas) e outra com todas as despesas (saídas) do caixa. Conforme as entradas e saídas de caixa vão acontecendo, é necessário anotá-los numa outra planilha ou software, de movimento de caixa. Ou seja, ali estarão todas as informações diárias sobre o lançamento de entradas e saídas do dinheiro, com a descrição da data, do histórico, do complemento (caso seja necessário), da entrada e da saída, e do saldo. Automaticamente, o próprio sistema irá fazer as somas e as subtrações do cálculo total.

Para lançar as entradas e saídas do caixa é importante classificar as movimentações de caixa segundo a origem da operação, se o pagamento foi feito em dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, cheque, o que auxilia na conferência do dinheiro recolhido.