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Comunicação Organizacional

24 de fevereiro de 2019

Comunicação Organizacional

A Comunicação Organizacional envolve todos os processos de comunicação que estão presentes numa organização ou empresa. Essas estratégias de comunicação são desenvolvidas tanto no setor público, quanto no setor privado.

A Comunicação Organizacional faz uma análise de todos os públicos de interesse da empresa para, depois, desenvolver as melhores estratégias de comunicação. Isso é feito por meio de um planejamento de comunicação.

A comunicação organizacional pode ser direcionada à comunicação interna e externa. A comunicação organizacional cuida de todos os aspectos que envolvem a imagem de uma instituição e, para que o processo de comunicação seja eficiente, é preciso ter ações que realmente agreguem valor às estratégias da empresa.

A comunicação organizacional também ajuda os colaboradores a conhecerem a realidade da organização. Isso faz com que se estabeleça um comprometimento entre empresa e colaborador.

A estrutura da comunicação organizacional precisa ter bons profissionais, que sejam capazes de atender as necessidades da empresa e de seus stakeholders. A comunicação interna é um grande desafio para qualquer empresa. Por isso, o departamento precisa ter estratégias adequadas para promover o bom relacionamento da empresa com a mídia, com os formadores de opinião, com os acionistas, clientes e com as entidades governamentais.

Uma comunicação eficiente pode abrir muitas portas para uma organização. O bom relacionamento da empresa com os veículos de comunicação pode ser determinante na construção de uma boa reputação.

Estratégias da Comunicação Organizacional

Todas as estratégias da comunicação organizacional devem ser determinadas por um planejamento específico e aprofundado das necessidades da organização. As estratégias devem ser integradas e devem ajudar a manter uma boa reputação da empresa diante de seus públicos de interesse.

O trabalho da comunicação organizacional não é fácil. É preciso muita dedicação e estudo da realidade da empresa para encontrar as melhores soluções de comunicação, principalmente quando a organização passa por algum tipo de crise interna ou externa.

O papel da Comunicação Organizacional é sempre promover a manutenção da imagem das empresas e estar preparada para gerenciar crises.

Mercado de trabalho da comunicação organizacional

O profissional capacitado para atuar em comunicação organizacional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais, sindicatos e outras entidades. Para trabalhar nessa área, é preciso ter formação universitária em Comunicação Social, com ênfase em jornalismo ou relações-públicas.

Atualmente, muitas entidades já entendem a importância de ter um setor dedicado à comunicação. Essa atividade é muito relevante dentro da empresa, pois ajuda a cuidar da imagem da organização e do bom relacionamento ela desenvolve.

Hoje, esse tipo de serviço pode ser terceirizado por meio da contratação de uma empresa especializada em assessoria de imprensa e comunicação empresarial. Muitos profissionais da área estão, inclusive, encontrando um amplo mercado de trabalho nesse tipo de empresa. Muitos jornalistas e relações-públicas têm procurado se especializar em comunicação organizacional para atender às necessidades desse setor que não para de crescer.

É possível dizer que a comunicação organizacional é um mercado promissor para jovens jornalistas e comunicadores. Com o tempo, cada vez mais empresas entenderão a importância de investir em comunicação.