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ISO – Organização Internacional de Normalização

20 de junho de 2019

Empresas que buscam sempre oferecer aos clientes produtos da melhor qualidade podem contar com as ISO’s para serem certificadas e mostrar que são ainda mais confiáveis.

ISO é a sigla em inglês da International Organization for Standardization, que no Brasil é conhecida como Organização Internacional de Normalização. A organização foi criada em 1946, em Genebra, na Suíça, e está presente em mais de 160 países que buscam estas diretrizes.

O objetivo da ISO é criar parâmetros que facilitam o comércio, reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão de empresas e avanços tecnológicos. Uma das normas mais conhecidas é a ISO 9000, que tem a ver com gestão de qualidade. A organização não governamental e sem fins lucrativos tem a intenção de normatizar produtos e serviços, principalmente por uma questão de segurança e qualidade.

Criação

Quem cria estas normas são técnicos especialistas em diversas áreas, que pesquisam as tendências e melhorias de processos em vários países e, a partir desse estudo, criam um padrão de qualidade. Além de qualidade do produto final, é observado também o ambiente de trabalho dos funcionários, a satisfação deles e se o ambiente oferece segurança e conforto aos colaboradores.

As empresas que buscam ter uma ISO são altamente beneficiadas, pois gera credibilidade aos clientes, bem estar aos funcionários e um diferencial ante a concorrência.

Histórico da Organização

Da criação da organização até a normatização ganhar credibilidade em vários países do mundo o caminho foi longo. Já na década de 20 havia a busca por um órgão que criasse padrões de qualidade na área eletrotécnica. Em 1926, surgiu outro órgão para área da engenharia mecânica. Com a Segunda Guerra Mundial o serviço foi interrompido, mas quando a guerra acabou, em 1946, cerca de 25 países se reuniram em Londres para fazer um órgão único que pudesse regulamentar e criar normas para várias atividades.

No Brasil, quem representa a ISO em relação à criação de normas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Exemplos de ISO’s

Cada norma é seguida por um número que permite a distinção entre cada um. A ISO 9001 verifica os processos das organizações para melhorar sua competitividade e aumentar a satisfação dos clientes. É mais conhecido como Sistema de Gestão de Qualidade e é perseguido por muitas empresas.

Ao obtê-la, os clientes e fornecedores podem ter ainda mais confiança na seriedade da empresa e continuar fazendo negócios com ela.

Já a ISO 9004 testam se o sistema de gestão de qualidade da ISO 9001 é realmente eficiente. Ou seja, um plus para analisar se aquela certificação adquirida anteriormente está dando certo. A ISO 9001 já foi reformulada em 2008 e agora a sua atualização é ISO 9001: 2008.

Algumas empresas que tem a certificação são a Cimentos Itambé, Tecnotrônico, Lorenzetti, Duratex, Eletronorte, entre outras.

As empresas que desejam ser certificadas no Brasil devem procurar o site da ABNT e conhecer as normas que atestam o selo. Depois, deve saber se a sua empresa segue as diretrizes da ISO e, se não, adequar-se para conseguir a certificação.