Extração de Conhecimento de Bancos de Dados | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » MySQL » Extração de Conhecimento de Bancos de Dados

Extração de Conhecimento de Bancos de Dados

6 de abril de 2019

O que são bancos de dados?

No mundo de hoje, a organização de tudo está cada vez mais informatizada. Assim também acontece com os dados de empresas e organizações no geral. Entende-se por bancos de dados os sistemas que reúnem as informações de um assunto, uma instituição, de forma organizada, ou seja, que tenha sentido. Costumam ser gerenciados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) e estruturados em forma de planilhas eletrônicas, que ficam armazenadas e que colocam as informações dispostas em um formato regular, padrão.

O gerenciamento dos dados por meio do SGBD simplifica o processo, pois o sistema é responsável por facilitar o acesso às informações bem como sua manipulação, ou seja, o usuário pode retirar, acrescentar ou modificar aquilo que julgar necessário.

Uma analogia simples, que permite entender na prática como funciona o banco de dados, é a lista telefônica. Ou ainda, aqueles arquivos utilizados por empresas antigas, que eram espécies de armários com gavetas em que as informações escritas no papel eram guardadas. A diferença básica, é que hoje em dia tudo é informatizado.

Os bancos de dados costumam ser divididos em algumas partes, como tabelas, módulos, formulários e outras.

Utilidade

As empresas costumam ter uma organização complexa, com vários níveis de negociações e diversas etapas de transações. É de extrema importância que tudo o que acontece na instituição seja documentado e fique disponível por tempo indeterminado, pois pode ser necessário.

O banco de dados permite que esta gama gigantesca de informações seja organizada de modo a não ficar redundante e disponível a mais de um usuário, dessa forma, facilita o acompanhamento e também o controle de tudo o que acontece dentro da empresa.

Extrair conhecimento

O conhecimento pode ser absorvido das mais diferentes fontes, no entanto, nesse contexto, o seu local de origem são os bancos de dados. Vários números e informações agrupados possuem sim um sentido, ou seja, querem dizer algo e é exatamente neste ponto que entra a extração de conhecimento.

Trata-se da capacidade de reunir e relacionar os dados e informações interligando-os e percebendo que neles estão implícitos conceitos mais profundos do que podem parecer no primeiro momento. É necessário ter uma noção prévia deste tipo de sistema de informação para conseguir reunir os dados e inferir conhecimentos a partir deles.

Esta leitura correta e crítica daquilo que está armazenado no banco de dados de uma empresa é crucial para o desenvolvimento da mesma, pois de nada adianta um acúmulo de números se o gestor não souber o que eles significam. Os dados devem servir para contribuir com a administração e condução da organização, mas para que isso aconteça, devem ser interpretados corretamente.

Extrair conhecimento a partir de bancos de dados consiste em fazer uma leitura daquilo que está implícito, ou seja, não se limitar ao que é visível aos olhos de todos. Portanto, este setor informatizado deve ser utilizado estrategicamente, por profissionais tão capacitados quanto os de qualquer outro departamento, pois são fundamentais para o progresso e rendimento de uma empresa.