5S (Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke)
A história japonesa é uma história de superação e disciplina total. Depois de ser arrasado por duas bombas atômicas por parte dos Estados Unidos como retaliação a um ataque em Pearl Harbor, o país se viu na obrigação de se reconstruir, crescer novamente e mostrar ao mundo que seu povo ainda era uma nação poderosa e soberana. Ora, como poderia ser possível ao país se tornar o que é hoje em tão pouco tempo? Somente com filosofias de trabalho dignas dos próprios japoneses isso seria possível.
Os 5S são parte de uma filosofia que inclui cinco conceitos básicos para a melhor organização e manutenção dos ambientes de trabalho dentro de empresas e instituições públicas.
O método é constituído de cinco preceitos de organização, que devem ser seguidos para que o sucesso do empreendimento seja alcançado. Os 5S são derivados de palavras japonesas ‘ocidentalizadas’. São elas Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, cada uma significando um conceito em específico, onde todos os cinco se completam. Se seguidos à risca, os cinco conceitos promovem uma melhora considerável do rendimento da empresa.
O que significam os 5S?
Os significados de cada palavra estão contidos em diversos livros sobre filosofias administrativas e consistem em:
Seiton é o senso de organização, que prega a organização de tudo que se tem, cada coisa em seu devido lugar, para que, quando algo seja necessário, possa ser encontrado mais facilmente. Desta forma, evitam-se dores de cabeça na procura por um item. Seiri é o senso de utilização, já que significa separar tudo que útil do que é desnecessário. Assim, economiza-se espaço e otimiza os custos, pois o que é desnecessário e custoso é eliminado.
Seiso é o senso de limpeza que imprime a ideia de que todo o ambiente deve permanecer sempre limpo e higienizado, mantendo sua aparência sempre impecável e, assim, o trabalho é realizado com mais ‘vontade’, já que ninguém gosta de trabalhar ou fazer qualquer coisa num lugar sujo.
Seiketsu é o senso de saúde, que prega que todos os que estiverem envolvidos com determinada atividade precisam estar saudáveis, tanto fisicamente, quanto espiritualmente, contagiando os outros com sua boa saúde. Em contrapartida, pessoas que não estejam saudáveis não fazem bem ao ambiente de trabalho e precisam corrigir este estado de saúde.
Shitsuke: a disciplina. O quinto ‘S’ do método é um conceito muito mais importante, até do que os outros quatro. Prega a necessidade de se manter a mente com uma autodisciplina elevada, a ponto de poder executar os outros conceitos de forma perfeita, tornando a atividade realmente mais bem executada. A personalidade do indivíduo deve ser formada por bons valores, como educação, benevolência, entre outros. Sua capacidade de se manter sob controle é extremamente valorizada.
Quando os 5S são executados numa empresa, seus resultados são otimizados e o ambiente de trabalho é um lugar agradável. Uma coisa puxa a outra e assim sucessivamente. Diversas grandes empresas se utilizam desta filosofia, como HP, Boeing, entre outras. Tente você também implementar estes sensos em sua empresa, sua vida, sua casa e tenha uma qualidade de vida muito mais interessante!
- Usabilidade e Marketing Digital: Como a Experiência do Usuário Impacta Resultados - 6 de setembro de 2024
- Uso de Inteligência Artificial no Marketing nas Nuvens - 5 de setembro de 2024
- Nanorrobótica: A Era dos Pequenos Mestres da Tecnologia - 25 de agosto de 2024