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Marketing de Incentivo

25 de setembro de 2019

Nos dias de hoje, conduzir uma empresa é uma coisa essencial, independentemente do ramo em que ela atua, seja na indústria, comércio ou qualquer outro tipo de instituição. Mas, para que isso realmente dê certo, são necessárias várias ações e gestões em variados setores da empresa.

Nesse artigo iremos falar um pouco sobre o marketing de incentivo, que é uma das ações implantadas pelo marketing de cada instituição visando dar a motivação necessária para os funcionários que atuam na empresa em questão.

O que é o Marketing de Incentivo

O Marketing de Incentivo é um dos métodos utilizados para conduzir uma empresa positivamente, o que já dá para entender até mesmo pelo nome “incentivo”, afinal, é quando somos incentivados que o nosso trabalho realmente flui.

O marketing de incentivo tem como principal intuito motivar os profissionais e funcionários da empresa, com o objetivo de explorar todos os seus pontos positivos, seus talentos, suas habilidades e, após isso, potencializar o funcionário, dando ao mesmo incentivo, formas de trabalhar e demonstrar essas habilidades.

Geralmente, as empresas que se utilizam das ações de marketing de incentivo são as que já perceberam todas as vantagens desse meio. Com essa ação, é possível reforçar as atitudes dos funcionários, para que mantenham isso sempre.

O marketing de incentivo é presente em variados tipos de empresa, mas é aplicado de uma forma geral em equipes de venda, onde os potenciais de cada profissional devem ser trabalhos, em equipes e trabalhos com distribuidores de produtos, revendedores (como, por exemplo, a Natura, que treina suas revendedoras com frequência para explorar as habilidades de cada uma), pós-venda, para manter os clientes, na gestão de qualidade, atendimento, assistência técnica e vários outros setores que necessitam desse cuidado.

Benefícios do marketing de incentivo

Mas, afinal, por que será que essa ação é tão boa? A partir do momento em que o funcionário mostra quais foram os resultados de seu trabalho, e nele é notado o alto desempenho, a recompensa é dada.

Geralmente o marketing de incentivo se desenvolve e é implantado por meio de ações e campanhas criativas. Após bons resultados, como dito anteriormente, a recompensa geralmente são as promoções, as bonificações e prêmios, que nem sempre serão em dinheiro, como também em viagens ou outros ganhos, o que dependerá, é claro, da criatividade da equipe que preparou essa ação.

De uma forma geral, essas campanhas e ações do marketing de incentivo são implantadas em épocas especiais para a instituição: lançamentos de um produto novo no mercado, busca da redução do estoque, conquista de clientes, diminuição de custos e outros.

Além disso, essa ação é ótima para motivar os profissionais, que notarão o quanto são essenciais para a empresa, e é dessa forma que esse funcionário irá se desenvolver juntamente com as metas da instituição em que atua.

Se você gostou desses métodos e pretende implantá-los, vale destacar também que as metas devem ser possíveis perante a realidade do mercado de trabalho em que a empresa atua, pois o “não alcance” frequente é capaz de acabar com o estímulo de qualquer um. A dificuldade é necessária, até para que o profissional entenda o quanto ele é essencial à empresa ao fazer com que aquilo dê certo, mas impossibilidade constante irá fazer com que ele se sinta fraco e desnecessário para a empresa.