Logística | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Logística

Logística

9 de julho de 2019

Como faz?

Armazenamento, estoque, controle de estoque, entregas, controle de entregas, financeiro, reposição de produtos, contratação de serviços de entrega terceirizados, controle de pagamento dos terceirizados, prazos… Como lidar com todos esses itens de maneira a alcançar o sucesso considerando empresas gigantescas com filiais em vários lugares do mundo, ou até em empresas pequenas que estão começando a atuar no mercado?

A primeira palavra que vem à mente é a logística. Termo conhecido por muitos e adotado por poucos, a logística é o processo que tem como intenção organizar, registrar e fazer funcionar uma empresa que trabalhe com produtos, principalmente. Lojas online, lojas de varejo em geral, supermercados, confecções… São vários os ramos que dependem totalmente de um profissional que consiga definir quais são os melhores processos para fazer com que todas as atividades e produtos de uma empresa possam ficar visíveis para todos os setores envolvidos com tal atividade de maneira automatizada e, principalmente, organizada.

A logística apresenta várias vertentes em que o profissional que deseja se especializar nesse ramo pode escolher: setor de controladoria, almoxarifado, expedição, controle de estoque, controle de processos, distribuição e tudo o que está ligado com o movimento de compra e venda de produtos.

A simples atitude de um consumidor fazer uma compra em uma livraria que conta com um e-commerce faz com que seja necessária, no momento da aprovação dessa transação, a baixa no estoque, fazendo com que no site e no sistema da empresa seja considerado um produto a menos; depois disso, os colaboradores que trabalham no estoque recebem o pedido e mandam para que o livro seja embalado e entre em processo de entrega – que pode ser feito tanto pelos Correios, quanto por transportadora particular – para que só então chegue até o consumidor final.

No meio de todos esses processos, ainda existem impostos, notas fiscais, empresas terceirizadas envolvidas e também o sistema que fará com que seja possível que o consumidor possa acompanhar o andamento de sua entrega, tendo então, uma noção do dia e horário que o produto chegará ao endereço.

Profissionais da organização

É claro que, para fazer com que as grandes operações de e-commerce, lojas varejistas, supermercados e qualquer outra que necessite de estoque ou qualquer tipo de controle de quantidades, já existem processos pré-determinados para que seja possível que tudo seja feito com certeza de sucesso.

Porém, a tecnologia, os produtos e a oferta de serviços também mudam, o que faz com que seja extremamente necessário que a empresa conte com um profissional especializado não só em executar as práticas da logística, mas que também saiba como analisar os processos atuais para, então, definir possíveis novas práticas e maneiras de deixar todas as atividades ainda mais práticas e produtivas.

A definição de método de cálculo de frete, embalagem correta para envio de determinado produto, prazo para entrega final e outros detalhes também serão definidos com o auxílio total do profissional de logística. Portanto, é bom que o mercado de trabalho fique de olho nos profissionais que estejam qualificados nessa área, o atendimento de entrega e cumprimento de prazos são os itens mais desejados pelos clientes.