ISO 26000 | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » ISO 26000

ISO 26000

21 de junho de 2019

Em 2010 foi publicada uma nova norma internacional, chamada ISO 26000. A versão em português chegou ao Brasil em dezembro de 2010 por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Esta norma diz respeito a um assunto super atual nas empresas, a responsabilidade social. A nova ISO 26000 mostra que as empresas devem considerar os impactos socioambientais em suas decisões e, principalmente, o impacto que sua atividade tem na sociedade e no meio ambiente.

Esta norma trará a discussão para que as empresas sejam mais éticas e transparentes e que busquem soluções para que tenham um desenvolvimento sustentável. As normas são válidas tanto para empresas brasileiras, internacionais e multinacionais.

A ISO 26000 serve para todo o tipo de organização, tanto pequenas, médias ou grandes empresas, independente de onde estiverem localizadas e tem os seguintes itens:

  • Termos e definições relacionados à responsabilidade social;
  • Histórias, características e tendências de responsabilidade social;
  • Conceitos e práticas que já foram utilizadas para responsabilidade social;
  • Promoção, integração e implementação de diversos tipos de comportamentos socialmente responsáveis através de suas políticas e práticas dentro da realidade da empresa;
  • Identificação de colaboradores e partes interessadas para fazer a atividade de responsabilidade social;
  • Comunicar a todos os colaboradores da empresa das ações para motivá-los.

Para a criação da ISO 26000 foram necessários cinco anos de estudos e pesquisas, passados por 450 especialistas em 99 países. Desde 2001, a Organização Internacional de Normalização vinha estudando a possibilidade de tornar a responsabilidade social um tema internacional de interesse de várias empresas e, principalmente, dos consumidores. Esta foi claramente uma demanda urgente da sociedade e o grupo conseguiu pela primeira vez fazer um estudo mais profundo do tema. Entre 2002 e 2004 um grupo de pesquisadores conseguiu fazer um relatório técnico para que fosse criada a nova norma internacional.

Foi em junho de 2004, em uma conferência anual em Estocolmo, na Suécia, que a norma foi decidida e compilada. A ABNT presidiu o grupo de trabalho que elaborou a norma técnica internacional de Responsabilidade Social, que mundialmente é conhecida como ISO 26000.

Para que tudo saísse da melhor maneira possível e as empresas se interessem por esta certificação, a norma tem um grupo de acompanhamento para que ela seja implementada de maneira contínua nas empresas. Para este grupo foram chamados representantes para seis categorias, de países em desenvolvimento e de países desenvolvidos, para equilibrar opiniões e interesses. Além dos grupos representantes, há os suplentes, caso haja desistência.

O INMETRO participa desse grupo de acompanhamento sendo o suplente na categoria governamental. A liderança de todos os grupos fica por conta da Associação Brasileira de Normas Técnicas e o Instituto Sueco de Normatização.

Todos estes grupos têm o objetivo de acompanhar a implementação da ISO na empresa, buscar inovação, acompanhar as boas práticas que já são exercidas e identificar oportunidades de melhorias ou correções da norma. Dessa maneira, as empresas podem ser beneficiadas com um selo que garante confiabilidade a fornecedores e clientes, ainda mais sendo um selo novo e de um tema tão importante como responsabilidade social.